segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Colégio Seráfico - 2° e 3° Ano - ONU anuncia início da Década da Biodiversidade


ONU espera que os resultados nacionais da implementação do Plano Estratégico para Biodiversidade sejam comunicados pelos governos
São Paulo - As Nações Unidas anunciaram no último sábado (17) na cidade de Kanazawa, Japão, a “Década da Biodiversidade”. Durante os anos de 2011 a 2020, a ONU quer implementar planos estratégicos de preservação da natureza e encorajar os governos a desenvolver e comunicar resultados nacionais na implementação do Plano Estratégico para Biodiversidade.
“Garantir um verdadeiro desenvolvimento sustentável para o crescimento da família humana depende da diversidade biológica, dos bens vitais e dos serviços que ela nos oferece”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem lida pelo Subsecretário-Geral para Comunicação e Informação Pública das Nações Unidas, Kiyo Akasaka.
Em sua própria declaração no lançamento da Década, o Sr. Akasaka salientou que ecossistemas estáveis ??têm a capacidade de criar empregos.
"Apoiando-os, sustentamos o aumento de emprego", disse ele. "Com o mundo passando por uma explosão de jovens, o uso sustentável da biodiversidade não é uma abordagem “ecológica” isolada, mas um pilar indispensável do desenvolvimento sustentável para as gerações futuras", disse Akasaka.
No seu discurso, Akasaka ressaltou ainda a capacidade humana será testada nessa década. “Não podemos reverter a extinção. Podemos, no entanto, prevenir a extinção futura de outras espécies. Para os próximos dez anos nosso comprometimento será de proteger mais de oito milhões de espécies e nossa sabedoria em contribuir com o equilíbrio da vida será posta à prova”, complementou o Subsecretário-Geral. 

Queridos (as) alunos (as), gostaria de saber os comentários de vocês sobre esse artigo.
Prof. Joselito

11 comentários:

  1. Joselito adorei o texto!

    Bem na minha opinião, o texto acima citado tem grande valor para a nossa geração, pois se cada um tiver consciência ambiental ficará bem mais fácil conter o alastramento de poluição, desmatamento, extinções. Como é citado: não podemos reverter as ações passadas, mas podemos mudar as atuais, e assim ter um futuro melhor!

    O desenvolvimento sustentável é a solução para a salvação do planeta, mas a iniciativa deve partir de cada um, pois cada um fazendo sua parte, há união de todas as pequenas partes formará o todo. E esse todo mudará a vida das gerações futuras, que terão melhores condições de vida!

    ResponderExcluir
  2. INGRID BARBOSA
    BELO TEXTO, MUITO IMPORTANTE TODOS LEREM ELE.
    No meu ponde de vista o texto comenta que devemos ter consciência ambiental, pois a poluição a cada dia esta pior, e q o desenvolvimento sustentável é a unica saída para que o planeta fique bem.

    ResponderExcluir
  3. Olhando para nossa sociedade e analisando que são poucos os que tem essa consciência. Não é nada mais nada menos do que já foi visto anteriormente.

    Acho que as palavras-chave desse texto são;
    "encorajar os governos"
    "a capacidade humana será testada nessa década"

    O homem enfrentou várias dificuldades para criar tudo, o que hoje sabemos que causa essa extinção de espécies. Então queremos que mais uma vez eles enfrentem dificuldades ainda maiores para amenizar/acabar com o que ele mesmo criou...
    Somos capazes, mas o capitalismo fala mais alto ao ouvido dos mais capazes...

    Duas frases que nos fazem refletir sobre isso...
    "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
    Mahatma Gandhi

    "A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável."
    Jean Jacques Rousseau

    ResponderExcluir
  4. Um comentário leigo que pode ser feito em relação a esse texto: Até que enfim. Já não era hora da ONU, como a organização que reúne os países do planeta deixarem de serem omissos em relação a destruição do meio ambiente, que aumenta a cada dia. Apesar de que as taxas de desmatamento nos países com florestas tropicais terem diminuído em 2010 (O resultado de 2011 ainda não saiu), é preciso fazer cada vez mais, pois o mundo precisa ser atingido como um todo. Cabe a ONU, UNESCO e todos os países se comprometerem em preservar a nossa biodiversidade, principalmente o Brasil, como sendo a nação com a maior diversidade do planeta.

    Nome: Claudio Erllon
    Série: 3º EM

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este texto é muito bom, pois demonstra que realmente estão pensando na gerações futuras e teve a consciência do que fizeram no passado. Não dá pra mudarmos nosso passado mas modificar o futuro, cabe a todos preservar a partir de agora a nossa biodiversidade.
    Agora é só esperarmos o planejamento da ONU e dos Governadores desenvolverem todo o projeto no Brasil e no Mundo.

    Juliana Furtado 3ºAno

    ResponderExcluir
  7. A tão esperada ação de órgãos mundias que busca a união de todos os países para que esses trabalhem em conjunto contra a degradação da biodiversidade já não é mais do que tardia, pois é evidente que o homem demorou de mais para enxergar adiante e perceber que se continuar trilhando o mesmo caminho que trilha hoje as ações da humanidade trarão consequências irreversíveis que provavelmente nos levarão a extinção, assim como as dos outros animais que foram extintos por consequências da ação do homem em seu habitat natural. Assim então não trata-se de uma "dor na consciência" por todo o dano já causado, mas sim pelo medo que esses danos passem a afetarmos tanto quanto afeta a natureza.

    ResponderExcluir
  8. finalmente a onu esta fazendo algo para que o desenvolvimento sustentavel acontecer, acho que a onu devia explorar o uso das redes sociais ja que os jovens de hoje utilizam muito sites como facebook,twitter, tumblr e etc, ja que o amanhã é construido pela juventude de hoje.

    ResponderExcluir
  9. Querido Joselito,esse texto é de grande importancia para nós jovens devido o fato de abrir nossos olhos para a biodiversidade existente em nosso planeta.Nós,como jovens pessoas que somos,temos como intuito proteger e preservar a biodiversidade para que a geraçoes futuras possam usufruir dela.Tendo em vista o apoio da ONU,isso facilita cada vez mais a preocupaçao do mundo em relaçao ao desmatamento.
    Andréia Rocha -3º ano E.M.

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente minha opinião é a seguinte,o texto mostrado la em cima fala de grande valor para a nossa geração, pois temos que ter consciência pois ficará bem melhor conter esse mal ao ambiente como poluição, desmatamento, extinções entre outras coisas...
    O desenvolvimento sustentável é a solução para a salvação do planeta.

    Pablo de mello 2ºano E.M

    ResponderExcluir
  11. Yuri Cavalcante Fonteles 2° Ano médio

    Bem, gostei bastante da iniciativa da ONU, espero que não seja tudo só utopia, pois além de falar é preciso agir.

    Ao ler o texto percebi que o governo realmente precisa fazer campanhas de conscientização para a população, precisa destinar corretamente o lixo retirado das vias públicas, mas acima de tudo nós ( a sociedade) devemos fazer nossa contribuição começando em nossas casa e também na escola. Cada um de nós fazendo uma pequena ação no presente irá resultar em grande contribuição para o futuro!

    O desenvolvimento sustentável só funciona se todos colaborarem.
    Cada um deve dar o exemplo e não ficar cobrando uns dos outros!

    ResponderExcluir